4 de mai. de 2010

Secretário Nacional de Desenvolvimento Agrário fará abertura da II Feira Sustentável

Começa na quinta-feira (6/5), a partir das 13h30, no Centreventos Cau Hansen, a II Feira Sustentável. O evento vai reunir cerca de 1.500 participantes de organizações e cooperativas da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária, empreendimentos da economia solidária, cooperativa de pescadores artesanais e experiências de empresas que atuam com energias renováveis.

Para fazer a abertura oficial do evento está confirmada a presença do secretário Nacional de Desenvolvimento Agrário, Humberto de Oliveira, que fará o lançamento da Política Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural. Também está confirmada a presença do secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Ademar de Almeida. A abertura da Feira acontece na arena do Centreventos, às 13h30. A partir das 16h30, acontece a abertura do pavilhão do Expocentro Edmundo Doubrawa, para visitação e comercialização de produtos. O acesso ao pavilhão de exposição é livre.

Energias renováveis em seminário e mostra


Aproveitar os recursos naturais abundantes no país e produzir energia para o desenvolvimento e inclusão social, combatendo as mudanças climáticas. Isso é possível com a disseminação das energias de fontes renováveis. Seja pelo sol, vento, oceanos e rios, ou com o aproveitamento dos resíduos urbanos e rurais, a produção de energia elétrica de fontes limpas deve ser encarada como política pública nos estados, como contribuição ambiental e possibilidade de negócio para famílias, empresas e cooperativas. Santa Catarina tem um potencial ainda inexplorado nessa área. E sua disseminação terá que passar, além de legislação específica, do comprometimento dos setores produtivos. O estado já é referência internacional em estudos de energia solar, através da UFSC e também tem parques eólicos em expansão. Além disso, já existem iniciativas para produção de energia a partir de dejetos animais (suínos e aves), sobretudo na região oeste. Outra fonte de destaque é a hídrica. Esta vem motivando amplo debate social e ambiental, em função do número expressivo de pequenas centrais hidrelétricas que podem ser construídas em todas as regiões.
Essas questões serão abordadas no Seminário Energias Renováveis em SC: potencial social e econômico, que acontecerá dia 8 de maio, sábado, das 9 às 18 horas, no Teatro Juarez Machado. A atividade integra a programação da II Feira Sustentável. Todos os participantes receberão certificado com oito horas de duração, o qual poderá ser validado pelos acadêmicos, como atividade de extensão junto aos seus cursos. A promoção do seminário é dos Institutos Primeiro Plano e Ideal. (Veja programação completa)
Não há inscrições prévias. Interessados em participar devem chegar um pouco antes do horário e acompanhar toda a atividade, que, como todas as demais da Feira, é gratuita.


MOSTRA DE TECNOLOGIAS
Além do seminário, a II Feira Sustentável apresentará algumas tecnologias em energias renováveis para conhecimento do público. Iniciativas como aquecimento solar com painéis térmicos e com garrafas PET, geração de energia através do sol para mover um barco, aproveitamento de resíduos animais para energia e modelos de empreendimentos sustentáveis estarão expostos na Mostra de Tecnologias em Energias Renováveis, que acontece junto à Feira, no Expocentro Edmundo Doubrawa, de 6 a 8 de maio.



Informações sobre o Seminário e a Mostra de Energias Renováveis
Alessandra Mathyas
Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina – Instituto IDEAL
alessandra@institutoideal.org / 48 3234-1757/ 48 9973-5101
www.institutoideal.org / www.primeiroplano.org.br /