30 de abr. de 2010

Joinville será sede da II Feira Sustentável


Nos dias 6, 7 e 8 de maio Joinville será sede da "II Feira Sustentável" evento que reunirá mais de 1.500 participantes de organizações e cooperativas da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária, empreendimentos da economia solidária, cooperativas de pescadores artesanais e experiências de empresas que atuam com energias renováveis. O local escolhido para a Feira é o Centreventos Cau Hansen. Alguns eventos paralelos à Feira também vão acontecer no Expocentro Edmundo Doubrawa, no Teatro Juarez Machado e também no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinvile.

Nestes três dias de evento, diversos produtos serão comercializados como geleias, salames, vinhos, queijos, cachaça, mel, açúcar mascavo, artesanatos em tecido-madeira-fibras, produtos orgânicos e agroecológicos, bolachas, entre outras variedades produzidas pelos participantes da Feira. A Feira também será uma oportunidade para a troca de informações entre o público do meio urbano e rural.

O fim de semana do evento coincide com a comemoração do Dia das Mães e uma extensa programação cultural foi montada especialmente para elas, incluindo shows nacionais com Renato Teixeira (quinta-feira, 6), Osvaldir & Carlos Magrão (sexta-feira, 7), Balé Bolshoi (sábado,8) e Jorge Ben Jor (domingo, 9). O acesso ao pavilhão de exposição é livre e os ingressos para os shows serão distribuídos gratuitamente durante a Feira com limite de quatro ingressos por dia por pessoa.

A realização do evento é da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e do Governo Federal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Secretaria de Agricultura Familiar e INCRA. Além dos apoios da Tractebel Energia, Itaipu e Caixa Econômica Federal.

Mais informações:

Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho
Fone (47) 3424-1188

Fundação Cultural de Joinville
Fone (47) 3433-2190

Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de SC
Fone (48) 3224-7495

Assentados da reforma agrária levarão seus produtos

Representadas por dez cooperativas de produção, duas associações e uma indústria de alimentos, as famílias assentadas de Santa Catarina marcarão forte presença na II Feira Sustentável. Do município de São Miguel do Oeste, a Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste) levará para a Feira a sua linha de derivados de leite, composta por leite longa vida integral, desnatado e semi-desnatado, achocolatados, nata, creme de leite, bebidas lácteas e queijos. A Cooperativa de Produção Edson Adão Lins (Coopeal), que reúne famílias assentadas na região de Abelardo Luz, apresentará produtos da piscicultura, como o filé de tilápia e empanados e bolinhos de peixe, além de pepinos em conserva e cereais diversos.

Já as famílias assentadas de Dionísio Cerqueira , e que compõem a Cooperativa de Produção Agropecuária União do Oeste (Cooperunião), levarão o frango in natura para a comercialização, enquanto a Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercontestado) oferecerá o feijão preto convencional, cultivado pelas famílias associadas.

A Cooperativa de Produção Agropecuária Dolcimar Luis Brunetto (Cooperdotchi), do município de Garuva (SC), e a Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre, de Ponte Alta, comercializarão hortifrutigranjeiros produzidos organicamente. Outras quatro cooperativas de assentados e a Indústria de Alimentos Persh, do assentamento Rabo de Galo, também participam da Feira expondo e comercializando produtos diversos. Além desses, a Associação das Mulheres Agricultoras do PA Rio do Norte, de Rio dos Cedros, e as comunidades quilombolas catarinenses, apresentarão artesanatos em tecidos e outros produtos.