A comunidade de Joinville aproveitou a chuva e o frio que chegaram neste fim de semana para visitar a II Feira Sustentável. No sábado, (8) dia de encerramento da Feira os corredores do Expocentro Edmundo Doubrawa ficaram lotados durante todo o dia. De acordo com a equipe de coordenação a movimentação nos três dias superou a primeira edição da Feira com mais de 40 mil visitantes que aproveitaram os produtos dos mais de 340 expositores. Para os produtores e expositores a Feira serviu para abrir um canal de diálogo com os consumidores.
Participaram da II Feira Sustentável organizações e cooperativas da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária, empreendimentos da economia solidária, cooperativas de pescadores artesanais e experiências de empresas que atuam com energias renováveis. Deste quinta-feira (6) foram comercializados produtos como geléias, salames, vinhos, queijos, cachaça, mel, açúcar mascavo, artesanatos em tecido-madeira-fibras, produtos orgânicos e agroecológicos, bolachas, entre outras variedades produzidas pelos participantes da Feira. A programação didática da Feira também mereceu boas avaliações dos mais de 1.600 participantes. Foram mais de 30 oficinas, cursos e palestras sobre os temas relacionados à Feira.
Na avaliação do prefeito Carlito Merss, a II Feira Sustentável deixou uma herança positiva na cidade. "É um orgulho poder sediar um evento desta envergadura aqui em Joinville, com certeza teremos bons resultados para todos". Carlito reforçou o compromisso de estudar em parceria com a Fundação Municipal 25 de Julho uma Feira semelhante para os produtores de Joinville e região. "Este diálogo entre o produtor rural com o consumidor da área urbana deve ser constante", frisou.
As escolas municipais tiveram atuação destacada durante a II Feira Sustentável. Os alunos da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, se revezaram participando como expositores no stand da Prefeitura de Joinville. Na parte cultural participaram os alunos das escolas.municipais Abdon Batista, Lauro Carneiro de Loyola, Virginia Soares, Amador Aguiar, Edgar Castanheira e Hermann Muller.
Programação Cultural agradou os visitantes
Além de aproveitar os produtos da II Feira Sustentável os visitantes também tiveram oportunidade de prestigiar uma variada programação cultural que contou com shows nacionais com Renato Teixeira, Osvaldir & Carlos Magrão e Balé Bolshoi. Além de atrações locais como o Grupo Explosão e a dupla Antoni Carlos & Luciano, além dos alunos participantes dos programa Cantando e Dançando na Escola.
O encerramento oficial da II Feira Sustentável ocorreu após a apresentação de Gala do Balé Bolshoi. A realização do Feira foi da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e do Governo Federal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Secretaria de Agricultura Familiar e INCRA. Além dos apoios do Governo do Estado, através da Epagri e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville, Itaipu, Caixa Econômica Federal.
Mais informações:
Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho
Fone (47) 3424-1188
Fundação Cultural de Joinville
Fone (47) 3433-2190
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de SC
Fone (48) 3224-7495
Assessoria de Comunicação - Equipe Integrada:
Cleiton Bernardes / Angela Domingues (Secretaria de Educação)
(47) 3431-3014 / (47) 8412.2240 (BrT) / (47) 9932.2321
Marlise Groth / Jenifer Leu (Fundação Cultural de Joinville)
(47) 3433.2190/ 8413.9262 (BrT)
Site: http://feirasustentavel2010.blogspot.com
10 de mai. de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)