27 de abr. de 2010

Lançada Feira Sustentável em Joinville


O lançamento oficial da segunda edição da Feira Sustentável - Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis foi na terça-feira, 20, na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, no município de Joinville (SC). Cerca de 150 pessoas que compareceram ao evento foram recepcionadas com um café da manhã colonial preparado à base de produtos da agricultura familiar catarinense. Neste ano, a feira será realizada entre os dias 6 e 8 de maio, no Cetreventos Cau Hansen, em Joinville.

Com a participação prevista de mais de 300 expositores e 30 stands institucionais, a 2ª Feira Sustentável é coordenada pela Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Superintendência do Incra/SC, em parceria com diversos órgãos públicos e não governamentais. A proposta é apresentar ao público urbano como a produção de pequenos agricultores, aliada à adoção de novas tecnologias e energias renováveis, é capaz de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável do estado.

Na Feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir ricas variedades de produtos com origem na agricultura familiar, como doces, conservas, mel, aguardentes, queijos, salames, produtos de origem pesqueira e da maricultura, além de uma diversidade de peças artesanais representativas da cultura catarinense. Haverá apresentações artísticas regionais, shows nacionais e apresentação do Ballet Bolshoi, com entrada franca para a Feira e para os eventos musicais.

Paralelamente à Feira, está programada uma intensa agenda de palestras e de seminários sobre temas variados. Dentre os eventos culturais previstos, a Cooperativa Central dos Assentados (CCA) promoverá dois seminários destinados às famílias beneficiadas pelo programa de reforma agrária. Os organizadores dos seminários prevêm a participação de 200 assentados, que receberão informações sobre os temas Agroecologia e Produção de Alimentos e Agroindustrialização e Comercialização na Reforma Agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário