7 de mai. de 2010

Diversidade de produtos chama atenção no primeiro dia de Feira

A diversidade de produtos chamou atenção do público que prestigiou a abertura da II Feira Sustentável nesta quinta-feira à tarde (6/5), no Expocentro Edmundo Doubrawa e no Centreventos Cau Hansen. Os visitantes se impressionaram com as opções gastronômicas e artesanatos de todos os cantos de Santa Catarina. Ao todo são mais de 340 expositores participando do evento.

A II Feira Sustentável segue até o sábado (8). Entre os produtos que mais chamam atenção dos visitantes estão os salames e geléias que são comercializados logo na entrada do pavilhão de exposições. Queijos, vinhos, cachaça, mel, açúcar mascavo e produtos orgânicos e agroecológicos, também estão à disposição dos visitantes. A Feira também será uma oportunidade para a troca de informações entre o público do meio urbano e rural.

A abertura oficial do evento ficou por conta do Secretário Nacional do Desenvolvimento Agrário, Humberto de Oliveira. Em sua explanação sobre Política Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural, ele destacou que as grandes cidades nacionais são exemplos de erro de desenvolvimento. "Temos muito espaço no Brasil, as pessoas não precisam se aglomerar em determinados lugares para viver", comentou. Ele frisou que agricultura familiar é responsável por 10% do Produto Interno Bruto - PIB Brasileiro.

A realização do evento é da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e do Governo Federal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Secretaria de Agricultura Familiar e INCRA. Além dos apoios do Governo do Estado, através da Epagri e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville, Itaipu, Caixa Econômica Federal.

O prefeito Carlito Merss destacou que é com grande orgulho que Joinville acolhe os participantes da II Feira Sustentável. "A partir de agora vamos lutar junto com a Fundação 25 de Julho para ter um evento semelhante para nossos produtores locais. Vamos aproximar a cidade do campo para ajudar a educar a população sobre a alimentação correta?, comentou.

Debates temáticos

Nesta sexta-feira (7/5), a partir das 9 da manhã, começam os debates temáticos da II Feira Sustentável. A Fundação Municipal 25 de Julho e a EPAGRI coordenam uma oficina sobre Produção de plantas medicinais e uso popular. Também acontece o Encontro Estadual do Turismo Rural na Agricultura Familiar -TRAF/SC. Outra oficina é sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar: experiências e esclarecimentos da lei, com a Promotur.

Durante toda manhã também acontece o Seminário da Juventude Rural "Por Terra e Meio Ambiente Sustentável".

Mais informações:

Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho
Fone (47) 3424-1188

Fundação Cultural de Joinville
Fone (47) 3433-2190

Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de SC
Fone (48) 3224-7495

Assessoria de Comunicação - Equipe Integrada:

Cleiton Bernardes / Angela Domingues (Secretaria de Educação)
(47) 3431-3014 / (47) 8412.2240 (BrT) / (47) 9932.2321

Marlise Groth / Jenifer Leu (Fundação Cultural de Joinville)
(47) 3433.2190/ 8413.9262 (BrT)

Site: http://feirasustentavel2010.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário