São dezenas as oportunidades de troca de conhecimento na II Feira Sustentável, que segue até sábado (8/5), no Centreventos Cau Hansen. Além dos mais de 340 expositores que trouxeram seus produtos e experiências para a Feira, estão acontecendo vários debates temáticos sobre assuntos relacionados à agricultura familiar, economia solidária, pesca, reforma agrária e energias renováveis.
No sábado pela manhã, acontecem duas oficinas: uma de "Agroindustrialização - Adequação do produto da Agricultura Familiar ao mercado e organização dos agricultores", com experiência da região de Concórdia, coordenada pela Epagri e Fundação Municipal 25 de Julho; e outra sobre "Oficina: Atividades para Potencializar o Turismo Rural na Agricultura Familiar", com ênfase para o cicloturismo e turismo pedagógico, com coordenação da Promotur e GTTUR.
Ainda na parte da manhã, acontece a reunião com piscicultores com coordenação da Superintendência do Ministério da Pesca e Agricultura em Santa Catarina e da Promotur. Outra reunião de destaque é com a Rede Estadual de Colegiados Territoriais. Outros seminários de destaque na manhã de sábado são sobre "Produtos Orgânicos e Qualidade de Vida" e "Agroecologia e Produção de Alimentos".
As mulheres terão uma oficina especifica sobre "O papel da mulher nas relações de gênero e empreendedorismo", coordenada pelo Consulado da Mulher e a Fundação Municipal 25 de Julho. As energias renováveis estão em discussão no painel "Vocação Energética de Santa Catarina", que será coordenado pelo Instituto Ideal e pelo Instituto Primeiro Plano. Este evento acontece no Teatro Juarez Machado, a partir das 9 horas.
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, acontece a "Reunião do Fórum Catarinense de Economia Solidária" e o seminário "Agroindustrialização e Comercialização na Reforma Agrária". Também estará em discussão a oficina de "Plantas medicinais e óleos essenciais". A oficina teórica de Compostagem de Resíduos Orgânicos será seguida por uma oficina prática do mesmo tema. A coordenação destas duas oficinas é da Cepagro. O encerramento do "Seminário da Juventude Rural" será nas salas 10 e 11 do Centreventos Cau Hansen e irá reunir cerca de 250 jovens que debatem os mais variados assunto desde sexta-feira.
O encerramento oficial da II Feira Sustentável está marcado para as 21 horas. A realização do evento é da Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e do Governo Federal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Secretaria de Agricultura Familiar e INCRA. Além dos apoios do Governo do Estado, por intermédio da Epagri e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville, Itaipu e Caixa Econômica Federal.
Mais informações:
Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho
Fone (47) 3424-1188
Fundação Cultural de Joinville
Fone (47) 3433-2190
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de SC
Fone (48) 3224-7495
Assessoria de Comunicação - Equipe Integrada:
Cleiton Bernardes / Angela Domingues (Secretaria de Educação)
(47) 3431-3014 / (47) 8412.2240 (BrT) / (47) 9932.2321
Marlise Groth / Jenifer Leu (Fundação Cultural de Joinville)
(47) 3433.2190/ 8413.9262 (BrT)
Site: http://feirasustentavel2010.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário